A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista – DECAT, por volta de 09h30 do desta quarta-feira (27), em ação repressiva de combate a maus-tratos e poluição, com o apoio técnico do Centro de Controle de Zoonoses- CCZ, compareceu a um imóvel residencial situado no bairro Vila Planalto, Campo Grande, onde constataram que em uma das duas edículas existentes nos fundos no terreno, 19 gatos eram mantidos trancados.
O local apresentava-se repleto de resíduos diversos, fezes, urina e outras sujidades, tornando o imóvel totalmente insalubre e propício ao surgimento, desenvolvimento e proliferação de fauna sinantrópica, além de exalar odor fétido, gerando potencial risco à saúde dos moradores circunvizinhos e de seus animais de estimação. Outrossim, foi constatado que a tutora dos felinos comparecia ao local duas ou três vezes por mês para colocar ração e água para os gatos, ocasiões em que não providenciava a higienização do recinto, conduta que se repetia há vários meses.
Conforme parecer preliminar emitido pelos Médicos Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses, os gatos achavam-se debilitados, extremamente magros, estressados e vivendo comunitariamente em ambiente insalubre.
A tutora, que não se encontrava no imóvel quando da incursão policial, foi localizada rapidamente nas imediações, presa e autuada em flagrante na DECAT, considerando que os fatos apurados, em tese, configuram crimes de Maus Tratos.
A autora permaneceu presa, tendo em vista a impossibilidade de arbitramento de fiança pelo Delegado de Polícia na fase investigatória, considerando que a pena máxima do delito de maus-tratos supera quatro anos.
Os 19 gatos foram resgatados, encaminhados ao CCZ e após triagem e exames de praxe poderão ser entregues para Lar Temporário ou destinados a adoção.