Mulher de 70 anos foi enganada por falsa plataforma financeira; operação da Polícia Civil cumpre mandados no Rio Grande do Sul e em São Paulo
Uma aposentada de 70 anos perdeu mais de R$ 37 milhões em um golpe de falsa plataforma de investimentos, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A fraude levou à deflagração da Operação Criptoabate, nesta quinta-feira (13), para desarticular uma organização suspeita de estelionato mediante fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
A operação cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e nas cidades de São Paulo e Santos, no estado de São Paulo. Ao todo, 18 pessoas são investigadas. Oito são alvo de medidas cautelares diferentes da prisão.
Até as 7h desta quinta-feira, dois investigados haviam sido presos.
Entre os alvos das prisões estão três empresários ligados a empresas que atuam na movimentação de criptoativos. Segundo a investigação, essas estruturas teriam sido utilizadas para movimentar parte dos recursos obtidos com o golpe.
Como funcionava o golpe de investimentos
Segundo a investigação, a vítima foi adicionada a grupos de mensagens que aparentavam ser comunidades voltadas ao estudo do mercado financeiro e à realização de investimentos.
Os criminosos utilizavam perfis que se apresentavam como especialistas, assistentes e investidores. A atuação coordenada ajudava a criar uma falsa sensação de credibilidade dentro dos grupos.
Nesse ambiente, eram compartilhadas análises de mercado, recomendações financeiras e supostos resultados positivos. Convencida de que os investimentos estavam apresentando lucro, a aposentada passou a aumentar progressivamente os valores transferidos.
O problema surgiu quando ela tentou retirar o dinheiro. Conforme a Polícia Civil, os saques foram bloqueados e começaram a aparecer novas exigências para que os valores fossem liberados.
A vítima teria sido orientada a realizar pagamentos adicionais apresentados como taxas, impostos ou outras cobranças. A cada transferência, uma nova justificativa era apresentada.
A estratégia é conhecida como “pig butchering”, expressão usada para descrever golpes nos quais os criminosos estabelecem uma relação de confiança com a vítima antes de induzi-la a entregar grandes quantias.
A empresa apontada como responsável pelo golpe contra a aposentada é a TDASX. O g1 informou que tentou localizar os responsáveis pela empresa, mas não havia conseguido contato até a última atualização.
Polícia investiga possível esquema envolvendo bancos e criptomoedas
A investigação também identificou possíveis conexões entre o grupo e pessoas relacionadas ao sistema bancário.
Uma gerente de um tradicional banco brasileiro está entre os alvos dos mandados de prisão. A suspeita surgiu após os investigadores analisarem os primeiros destinatários empresariais dos recursos transferidos pela principal vítima.
De acordo com a Polícia Civil, 24 dos 25 primeiros destinatários empresariais dos valores estavam vinculados à mesma instituição financeira.
Depois de ingressarem nas primeiras contas, os recursos teriam sido distribuídos para outras empresas e intermediários financeiros. Posteriormente, parte do dinheiro teria sido convertida em criptomoedas.
A investigação durou um ano e seis meses e envolveu análise de movimentações bancárias e dados telemáticos, inteligência financeira, técnicas de investigação cibernética e rastreamento de ativos virtuais.
Além da vítima principal, a polícia identificou pelo menos 140 possíveis vítimas inseridas em ambientes digitais relacionados à mesma dinâmica criminosa.
A partir da análise do material recolhido durante a operação, os investigadores pretendem identificar novas vítimas e possíveis integrantes do esquema, além de localizar bens e valores que possam ser recuperados.
A Polícia Civil recomenda atenção redobrada diante de promessas de rentabilidade muito acima do mercado, plataformas de investimentos sem credenciais verificáveis e, principalmente, pedidos de novos depósitos para liberar valores que supostamente já estariam investidos.