Inscrições para o Jovem Senador vão até 25 de março para estudantes do Ensino Médio

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2022 estão abertas até o dia 25 de março. Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores de cada estado e do Distrito Federal. Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.

Jovem Senador

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 21 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

Os jovens senadores serão selecionados por meio do Concurso de Redação do Senado Federal que este ano traz como tema: “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento que se encontra no site do Senado Federal disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Os autores das 27 redações vencedoras — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

O período de inscrição para o Concurso de Redação do Senado Federal iniciou em 23 de novembro de 2021 e termina no dia 25 de março de 2022. A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a respectiva secretaria de Educação.

A escola deve orientar os professores e alunos a fazerem o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site senado.leg.br/jovemsenador.

Veja o cronograma do Jovem Senador 2022

25/03/2022Prazo final das inscrições por meio do envio das redações escolhidas pelas escolas às secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal
13/04/2022Prazo final para as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal enviarem ao Senado as três redações escolhidas
06/05/2022Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, dos vencedores estaduais
11/05/2022Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, da redação vencedora do Concurso Nacional de Redação
27/06/2022
a 01/07/2022
Semana de Vivência Legislativa do Jovem Senador 2022

Mais informações e esclarecimentos sobre o Programa Jovem Senador 2022, na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, por intermédio dos telefones (67)3318-2341/2329.”

Veja a folha de redação e a ficha de inscrição do Jovem Senador 2022.

Colunas