Maior aquário de água doce do mundo se torna pela 1ª vez berçário de arraia pantaneira

O maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), se tornou nesta semana, pela primeira vez, um berçário para os filhotes de uma das mais importantes espécies de animais do Pantanal sul-mato-grossense, a arraia-pintada (Potamotrygon falkneri).

A fêmea de arraia Jussara, de mais de um metro, deu à luz a 14 filhotes no primeiro dia do ano, no recinto Neotrópico.

O biólogo do bioparque, Diego Garcia, explica que a espécie é um dos sete tipos de arraias que vivem na maior planície alagada do planeta e que ela tem uma importância estratégica para manutenção do equilíbrio aquático do bioma.

Garcia diz que o formato desta arraia e suas cores – corpo marrom e manchas amarelas no dorso – confere ao animal um aspecto único e extremamente chamativo, principalmente para os visitantes do bioparque.

Quando adulta, a arraia pode chegar até 90 centímetros e 30 quilos.  — Foto: Bioparque Pantanal
Foto: Bioparque Pantanal

Segundo o biólogo, a arraia é vivípara (produz filhotes plenamente formados) e, a fecundação é interna. No recinto do bioparque, habita um macho da mesma espécie. A equipe do aquário notou que a Jussara estava grávida devido ao aumento da sua região dorsal e abdominal e passou a monitorá-la.

Ele diz que a gestação dura entre 4 e 6 meses em média e que nascem de 4 a 12 filhotes, por isso, quando Jussara pariu 14, surpreendeu a equipe e foi uma prova da segurança do animal e da qualidade do ambiente em que esta vivendo.

Os filhotes estão em observação e já estão sendo treinados para se alimentar com filé de peixe. Em ambiente natural, as arraias alimentam-se de larvas de insetos aquáticos, moluscos, crustáceos e peixes.

Sobre o Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo. Foi inaugurado em 28 de março de 2022 em Campo Grande. O espaço abriga mais de 380 espécies e 250 reproduções, com 49 espécies distintas, 12 registros inéditos no mundo e 12 do Brasil.

O Bioparque Pantanal está fechado desde o dia 2 de janeiro, para manutenção dos tanques e reparos no prédio. O funcionamento neste período será apenas da equipe interna. O parque abrirá as portas para o público novamente a partir da próxima terça-feira (9). As visitas podem ser agendadas pelo site oficial.

Colunas