Coceira e vermelhidão na pele: entenda o que é a doença que levou Soraya Thronicke a UTI

A senadora por Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (União Brasil) foi diagnosticada com urticária autoimune severa na última sexta-feira (28). Coceira e vermelhidão na pele são os principais sintomas da doença que não tem uma causa fixa, segundo alergistas.

Há uma semana internada no DF Star, em Brasília, a senadora está em hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na sexta (21), Soraya deu entrada no hospital após ter uma crise alérgica.

Afinal, o que é urticária autoimune severa? Urticária é a doença, a condição autoimune é caracterizada por um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar as próprias proteínas. Já a ser classificada como severa, é o grau mais crítico da doença.

Urticária autoimune severa

De acordo com o médico alergista Adolfo Adami, a urticária é uma doença que atinge a pele, causa coceira, muita vermelhidão e pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

São dois tipos de urticária:

Urticária aguda: são aquelas vermelhidões na pele que aparecem e logo somem;

Urticária crônica: lesões mais graves na pele, vermelhidão intensa e muita coceira. Neste caso, também se enquadra a urticária autoimune, quando as proteínas do própria corpo “brigam” contra o sistema imunológico (esta foi a acometida pela senadora).

“Urticária é uma lesão de pele. Uma placa vermelha que faz a pele se elevar. A urticária autoimune é quando tem anticorpos direcionados contra as proteínas do próprio corpo. Severa é um grau muito grave. Este grau é medido quanto ao impacto que existe na qualidade de vida do paciente”, explica o médico alergista.

Pacientes com urticária severa podem apresentar entre mais de 50 e 100 manchas vermelhas pela pele, causando muita coceira e irritabilidade, como deixa claro Adami.

O que provoca a urticária?

As urticárias podem aparecer em qualquer parte do corpo. O médico alergista afirma que ainda são desconhecidas as causas que provocam a doença na pele. Adami comenta que as viroses podem ser motivos associadas ao aparecimento das lesões e inchaços vermelhos na pele.

“Então, sobre causa, ainda é indefinido, não sabemos. Existe a associação a algumas viroses, mas saber o mecanismo, não sabemos. A causa é investigada pela área dos alergistas”, complementa Adami.

Reações no corpo

  • Vermelhidão na pele;
  • Coceira;
  • Inchaço nas áreas vermelhas;
  • Queimação na pele.

Vermelhidão, inchaço e muita coceira, estes são os principais sintomas e reações que as pessoas podem sentir ao serem acometidas por urticária. Nestas regiões, os pacientes podem sentir queimação e muita dor, como comenta o médico alergista Adolfo Adami.

“As placas vermelhas na pela são os principais sintomas. Em alguns pacientes, o grau pode ser mais severo e comprometer completamento o dia a dia, não deixando com que a pessoa durma ou faça as atividades típicas diárias”.

Tratamento

Adami explica que o tratamento é medicamentoso, não usa pomadas ou cremes, como é no caso da senadora Soraya Thronicke, que está tomando corticoide e anti-histamínicos (os remédios antialérgicos).

Como em todas as doenças e quadros clínicos, o tratamento da urticária é individualizado e prescrito por médicos especialistas.

“O tratamento segue uma série de diretrizes e protocolos. Começamos com os anti-histamínicos. Caso não tenha melhora, aumenta-se a dose, se não responder vamos para outras medicações e aumentando a potência do tratamento. O tratamento é totalmente medicamentoso, via oral ou injetável”.


Colunas