Agehab-regularização-fundiária-Maracaju-768x425-730x425

Agehab já entregou 8.029 títulos de propriedades para famílias de MS

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), entregou do segundo semestre de 2017 até o momento, 8.029 títulos de Regularização Fundiária, beneficiando famílias de 46 municípios.

A Regularização fundiária dá a oportunidade para que o cidadão consiga o título de propriedade regularizado em seu nome de forma gratuita, ou com um custo bem acessível. “Primeiro de tudo, gera mais segurança para a família. Antes o cidadão tinha a posse, agora ele vai ter a propriedade, é um benefício social enorme, é cidadania acima de tudo”, disse a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.

Em Campo Grande/MS, 566 famílias já foram beneficiadas. A manicure Marcia Batista Ramos, de 60 anos, moradora do Parque Residencial Jardim Lisboa, recebeu o título de propriedade em novembro de 2021. Para ela, o sentimento é de gratidão ao Governo do Estado, que proporcionou essa conquista.

”Sou muito grata, de coração, por ter recebido a escritura da minha casa. Isso é algo que eu tanto sonhei em ter e graças a Deus e a vocês, eu consegui”.

A cuidadora de crianças, Maria José Ribeiro, de 57 anos, também moradora do Parque Residencial Jardim Lisboa, hoje se sente aliviada, segundo ela, esperou quase 30 anos pelo título de propriedade.

“É sempre bom quando temos algo que compramos e conseguimos regularizar toda a documentação, a gente se sente mais seguro. Pois, quando não temos o documento ficamos inseguros com o que pode acontecer”, disse.

Existem dois tipos de titulação na Regularização Fundiária, regulamentada na Lei Federal n°13.465, de 11 de julho de 2017 e na Lei Estadual n°5.792, de 16 de dezembro de 2021. A Reurb-S de interesse Social e a Reurb-E de interesse Específico.

“Na Reurb-S, se enquadra as famílias com renda inferior a cinco salários mínimos, que não possua outro imóvel e que não tenha sido beneficiada em outro processo de regularização, nesse caso, recebem as matrículas de forma gratuita. Já a Reurb-E, atende as famílias que não se enquadram nos requisitos da Reurb-S, e precisam pagar uma taxa de análise para o município e o registro no cartório, sendo assim, um valor acessível para as famílias beneficiadas”, explicou Maria do Carmo.

Vacina-foto-Tomaz-Silva-Agência-Brasil-730x425-1-730x425

Com baixa procura, vacinação contra gripe atinge 48% de cobertura em MS

Nem mesmo as duras e recentes lembranças de luta contra a Covid-19 foram capazes de levar o sul-mato-grossense ao posto de saúde para se vacinar contra a gripe em 2022. A dez dias do fim do prazo, que encerra em 24 de junho, a campanha de imunização contra a influenza registra cobertura vacinal de 48,2% em todo o Estado – índice considerado baixo por especialistas.

Evento-turismo-730x425

Com o evento intitulado ‘Incoming Day’, turismo de MS recebe DMC´s e atinge mercado internacional

Com a mesma proposta do workshop “Isto é MS”, realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) na última semana em cinco cidades de São Paulo, o ‘Incoming Day’ acontece neste dia 14, no Rio de Janeiro. Em parceria com o Sebrae/MS, desta vez o evento será voltado aos Destination Management Company (DMC´s), ou seja, operadoras de turismo que atendem ao mercado internacional.

Alexia-Nascimento-judoca-768x425-730x425

Aléxia Nascimento vence a número um do ranking nacional e conquista o penta no brasileiro de judô

A sul-mato-grossense Aléxia Vitória Nascimento sagrou-se pentacampeã brasileira de judô no último fim de semana (dias 11 e 12), em Porto Velho (RO). Na capital rondoniense, Mato Grosso do Sul fechou o Campeonato Brasileiro Sênior na quarta colocação geral, com três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze). A delegação estadual contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

carteira-de-trabalho-digital-foto-marcelo-camargo-agência-brasil-730x425

Com 1,2 milhão de empregados, cresce número de pessoas ocupadas em MS

O número de pessoas ocupadas em Mato Grosso do Sul voltou a crescer em 2021 mesmo com a economia ainda sentindo alguns efeitos da pandemia. Em Mato Grosso do Sul, a pesquisa estimou 1,25 milhão de pessoas ocupadas com rendimento. Na comparação com o ano de 2020, esse número representa um avanço de 2,62%. Os dados foram divulgados na semana passada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2021.