Governo de MS entrega kits com materiais para prática esportiva em 61 escolas de Campo Grande

O Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), entregou kits esportivos para 61 escolas da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

O governador Eduardo Riedel participou da entrega dos materiais no último dia 11, na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. “Os kits são para contribuir com a melhoria da oferta das práticas esportivas nas escolas, que assim, estão cumprindo papel que é fundamental, transformando a vida dos alunos. E com o olhar que precisamos ter para a sociedade, que é muito dinâmica”, disse Riedel.

O recurso para a aquisição dos kits foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira, que destinou R$ 1,5 milhão à Fundesporte, para aquisição de dos materiais esportivos para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado.

“A vinda desses materiais ajuda a motivar ainda mais os professores, que vão passar a trabalhar com equipamentos novos, e também os alunos, que praticarão o esporte de sua preferência com qualidade”, disse Reinaldo José Schmidt, diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Entrega de kits esportivos as escolas estaduais – Foto Álvaro Rezende
Entrega de kits esportivos as escolas estaduais – Foto Álvaro Rezende
Entrega de kits esportivos as escolas estaduais – Foto Álvaro Rezende

Os kits esportivos são compostos por bolas de basquete, vôlei, handebol, futebol e futebol de salão, kit de badminton, kit de tênis de mesa, capacete de ciclismo, sacos para armazenamento de materiais, redes de vôlei, futebol, futsal e basquete, e bolas de borracha para treinamento.

“O Prodesc foi criado em 2015 e é referência no país, transformou o desporto escolar aqui no Estado. Hoje, temos campeões brasileiros e mundiais que saíram da escola, graças ao programa, que tem essa característica de inclusão social e também de revelar talentos. Essa entrega, vai fazer toda a diferença para dar ainda mais qualidade ao programa, que já transforma vidas em Mato Grosso do Sul”, afirmou Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

Para os atletas do time de vôlei da escola, os novos equipamentos vão ajudar a melhorar o desempenho da equipe. “A nossa escola é muito forte no vôlei e esse material será muito importante. Incentiva a inclusão principalmente daqueles estudantes do tempo integral, que passam o dia na escola e têm a oportunidade de fazer esporte. Ter esse programa na escola é muito bom, porque a gente se diverte, aprende um esporte, tudo isso aliado aos estudos”, disse a aluna do 2° ano do ensino médio, Ana Beatriz Widal, 16 anos.

Atleta da mesma modalidade, Júlia Romano, 16 anos, treina vôlei desde 2022 e está ansiosa para usar as novas bolas. “Nosso time é referência. Eu treino desde do ano passado e quando terminou a reforma da escola e voltamos para o prédio todo novinho, com a quadra maravilhosa que temos, aumentou bastante o número de alunos treinando. Já queremos usar tudo novo no próximo treino”.

“Com o material melhor, vamos aprimorar nosso treino, e com isso teremos melhores resultados. Amamos jogar vôlei, então é ótimo que tenha investimento”, afirmou Kenzo Fujimoto, 16 anos.

A escola tem 380 alunos, em período integral, do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. O professor de educação física Marcos Willian de Brito pontua que a melhoria dos equipamentos auxilia nos treinos específicos e prática cotidiana de esportes de todas as turmas.

“O incentivo aos esportes na escola é muito forte, e contribui muito para os alunos que ficam o dia todo. Os novos equipamentos ajudam na prática base, e também no treinamento específico de tênis de mesa, badminton e vôlei”, disse Marcos.

“Como profissional de Educação Física, eu sei o quanto é essencial trabalhar com material de qualidade. Não tem sensação melhor para o atleta e professor chegar no treino e ter bolas novinhas para as atividades. Então, esses kits dão dignidade e fortalecem ainda mais o desenvolvimento do Prodesc”, afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Entrega de kits esportivos as escolas estaduais – Foto Álvaro Rezende
Entrega de kits esportivos as escolas estaduais – Foto Álvaro Rezende

Sobre o Prodesc

O Prodesc é um programa desenvolvido e coordenado pela Fundesporte junto ao NESP (Núcleo de Esportes) da SED (Secretaria de Estado de Educação). O objetivo é promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da Rede Estadual de Ensino, oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes, e também identificar potenciais talentos esportivos.

O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas dos estudantes e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. No Estado, são 1,5 mil projetos aprovados, de mais de 700 professores, que atendem aproximadamente 30 mil alunos, de 311 escolas, de 74 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

Fonte: Comunicação Governo de MS e Fundesporte

Colunas